Pular para o conteúdo

Como os usuários acessam aplicativos

Os usuários podem:

  • Acessar aplicativos diretamente.
  • Acessar aplicativos pelo portal do usuário ZTNA.

Seja qual for o método usado, os usuários devem se conectar. Se mais tarde for necessário que eles se desconectem, consulte Sair do ZTNA.

Acessar aplicativos diretamente

Novos usuários que tentam acessar um aplicativo (por meio de um navegador ou do Explorer) pela primeira vez, são solicitados a fazer login. Eles podem acessar todos os aplicativos aos quais você lhes forneceu acesso. Eles não precisam se conectar toda vez que quiserem ter acesso.

Se um usuário não acessar nenhum aplicativo atrás do gateway por sete dias, ele terá que se conectar novamente.

Acessar aplicativos pelo portal do usuário ZTNA

Os usuários podem acessar aplicativos por meio do portal do usuário Zero Trust, que lhes mostra os aplicativos que podem usar.

Dê aos usuários o endereço da Web para o portal (esse é o FQDN que você inseriu quando adicionou o gateway) e peça que o insiram no navegador.

Na primeira vez que os usuários acessam o portal, eles são solicitados a se conectar. Eles podem acessar todos os aplicativos aos quais você lhes forneceu acesso. Eles não precisam se conectar toda vez que quiserem ter acesso.

Os usuários podem ver todos os aplicativos aos quais têm permissão de acesso, independentemente de qual gateway eles estão hospedando atrás.

Exemplo

Você tem um aplicativo atrás de um gateway AWS e um atrás de um gateway ESXi. Se você inserir o FQDN do gateway AWS para acessar o portal do usuário, verá o aplicativo atrás do gateway AWS e também o aplicativo atrás do gateway ESXi.

Se um usuário não acessar nenhum aplicativo atrás do gateway por sete dias, ele terá que se conectar novamente.

Nota

Atualmente, o portal não mostra aplicativos que são acessados por meio do agente ZTNA.

Captura de tela do portal do usuário Zero Trust

Sair do ZTNA

Os usuários permanecem conectados ao ZTNA, a menos que fiquem inativos por sete dias.

Talvez seja necessário que os usuários se desconectem, por exemplo, se estiverem em um dispositivo compartilhado ou se houver problemas que possam ser corrigidos através de uma nova autenticação.

Atualmente, apenas um administrador pode desconectar usuários. Consulte Sophos Zero Trust Network Access: sair do agente ZTNA.