Pular para o conteúdo

Permissão/Bloqueio de recebimento

Você pode criar uma lista de domínios e endereços de e-mail em que confia ou não confia.

Nota

Esta opção está disponível apenas se a sua licença incluir o Sophos Email.

Uma lista de domínios e endereços que têm permissão para se conectar ao seu sistema de e-mail, ou que estão bloqueados, ajuda você a controlar e-mails indesejados. Adicione domínios e endereços confiáveis à lista de permissão, e aqueles em que você não confia adicione à lista de bloqueio. Esta configuração só se aplica a mensagens recebidas.

Você pode bloquear ou permitir nomes de domínios inteiros, endereços de IP ou endereços de e-mail específicos. O domínio ou endereço de e-mail é adicionado à lista e é exibido como permitido ou bloqueado. A lista é global e se aplica a todas as caixas de correio protegidas.

Se você adicionar o mesmo endereço ou domínio às duas listas, de permissão e de bloqueio, selecione Substituir duplicatas. A sua escolha mais recente é usada.

Você pode exibir endereços de e-mail, domínios e IPs que já foram bloqueados, por meio das configurações Histórico de mensagens e Mensagens em quarentena.

Os usuários podem configurar suas próprias listas de permissão e bloqueio no Sophos Central Self Service Portal. Se houver conflito entre as listas de usuário e as listas no Sophos Central Admin, as listas no Sophos Central Admin terão prioridade.

Caracteres curinga

Caracteres curinga são aceitos para endereços de e-mail e domínios. Por exemplo, *@domain.com incluirá os endereços que são parte de domain.com. Máscaras de sub-rede são compatíveis de /16 a /32 (inclusive).

Você também pode usar curingas para bloquear domínios de nível superior (TLDs) inteiros. Por exemplo, *.top bloquearia todos os e-mails de TLD .top. Isso é útil para bloquear e-mails de TLDs genéricos ou geográficos com os quais você não se comunica e são fontes comuns de e-mails indesejados.

Os caracteres curinga são suportados apenas no início de um endereço de e-mail ou no final de um domínio.

Por exemplo, os seguintes são suportados:

  • *user@domain.com
  • *@domain.co*

Os seguintes não são suportados:

  • use*@domain.com
  • user@domai*.com

Forçar autenticação do remetente

Se Forçar autenticação do remetente estiver ativada para um endereço ou domínio, as mensagens recebidas serão entregues somente se passarem pelo menos em uma das autenticações DNS: DMARC, SPF ou DKIM. Isso garante que os e-mails que fingem ser de endereços na lista de permissão (spoofing, ou falsificação) sejam verificados.

Quando você adiciona domínios e endereços a uma lista de permissão, é possível ativar Forçar autenticação do remetente para esses domínios ou endereços.

Você também pode selecionar endereços e domínios na lista de permissão e clicar em Remover autenticação do remetente ou Forçar autenticação do remetente.

E-mails a vários destinatários

Os e-mails de endereços em listas de bloqueio são processados no início do processo de verificação (o comando SMTP). Mas os e-mails são tratados de forma diferente se forem endereçados a vários destinatários que trataram o endereço de envio diferentemente em Sophos Central Self Service Portal.

Por exemplo, um e-mail é enviado de user@domain.com para person1@sophosuser.com e person2@sophosuser.com.

Se person1 tiver adicionado user@domain.com à lista de bloqueio no Sophos Central Self Service Portal e person2 não tiver, o e-mail será enviado para person2 e não para person1.

Para obter mais informações sobre como processamos e-mails de endereços e domínios em listas de permissão e bloqueio, consulte Autenticação da lista de permissão.

Usar listas de permissão e bloqueio

Para configurar e gerenciar listas de permissão e bloqueio, faça o seguinte:

  • Vá para Apresentação > Configurações globais > Permissão/Bloqueio de recebimento:

  • Adicionar um domínio ou endereço permitido.

  • Adicionar um domínio ou endereço bloqueado.
  • Importar uma lista de domínios para bloquear ou permitir. Veja Importar lista de permissão/bloqueio.
  • Deletar um domínio ou endereço.

Para obter ajuda com a configuração de políticas do Email Security, consulte Política do Email Security.

Para obter ajuda sobre a revisão de mensagens em quarentena para os seus usuários, consulte Mensagens em quarentena.

Voltar ao topo